Crie sua melhor vida – Parte 4 – Jim Rohn – Desenvolvimento Pessoal

Original – English

Dublado – Português

Então a filosofia de vida de cada indivíduo é o que vai determinar o que cada um vai fazer com a semente, com o solo, com a luz do sol, com a chuva, com o milagre e com as mudanças das estações; é apenas isso. A filosofia de cada um é como a vela do barco à vela. E é para isso que esse seminário serve hoje, serve para te ajudar a guiar melhor o seu barco usando melhor a vela. Você não precisa de uma melhor economia. Você não precisa de melhores sementes, de melhor solo. Na verdade quando se refere à semente, ao solo, aos raios do sol, às estações da natureza e ao milagre da vida; isso é tudo o que você tem. Agora se você culpar todas essas coisas, então você estará culpando as únicas coisas que você tem para te ajudar. Se você culpar a economia, se você culpar as escolas, e culpar os professores, as cerimônias e os pregadores, e você culpa o mercado econômico, e você culpa a empresa, a política da empresa, o que sobra, além disso, para você? Depois que você termina com a sua lista de quem culpar, não sobra mais nada. E se você culpar as únicas coisas com as quais você tem que trabalhar, eu tenho que te dizer isso se chama o erro em iminente colapso, não sendo capaz de entender que tudo isso é tudo o que você tem para poder trabalhar. E se isso é tudo o qual você tem para trabalhar e que você não consegue mudar a semente, não consegue mudar o solo, você não consegue mudar a chuva, você não muda os raios de sol, você não muda as estações. Você diz: eu vou ficar com três primaveras, quatro verões, nove outonos, nenhum inverno, não, você não pode se iludir com isso, você tem que receber as estações do jeito que elas são. Então o que você muda para fazer sua vida dar certo? Você tem começar com sua filosofia.

Imagina o que eu tive que fazer na idade de 25 anos para mudar meu próprio futuro? Eu tive que mudar minha mente, eu tive que mudar a maneira como eu pensava sobre o mundo, eu tive que mudar minha filosofia. Eu estava atrapalhado sobre o que estava causando o meu problema. Depois que eu consertei tudo isso, todas as coisas que eu estava culpando, o governo, os impostos, o mercado econômico, a economia, tudo que custa muito caro, meus parentes negativos, meus vizinhos cínicos, depois que eu me livrei disso e fui atrás do que era o meu real problema, que era eu, eu te digo minha vida mudou completamente, minha conta bancária mudou imediatamente. Minha vida se tornou irreconhecível, nova aparência, nova cor imediatamente, e as primeiras transformações que eu tive quando eu comecei essas mudanças filosóficas, fez-me sentir tão bem que eu nunca mudei esse processo desde aquele dia até hoje, nunca mais olhei para trás. Eu estou te dizendo, com apenas algumas considerações sobre quais tipos de mudanças precisam ser feitas na direção da vela do seu barco, refinando sua filosofia, sua vida vai começar a mudar a partir do primeiro dia, você não precisa esperar até amanhã, você não tem que esperar até o mês que vem, não precisa esperar pela primavera, você não precisa esperar até atingir noventa e três anos de idade. Comece esse processo todo imediatamente, é o que eu recomendo. Algumas pessoas pensam tão pouco que elas não têm nem sequer a vela de pé, e você pode imaginar onde eles vão parar no final dessa semana, no final desse mês, no final desse ano. Agora é a sua chance de mudar e processar toda essa informação. Então número um é filosofia, a filosofia individual de cada um.
Aqui é a definição de sucesso e de fracasso, faça essa anotação, aqui é o fracasso: pequenos erros de julgamento repetidos todos os dias. Você pode automaticamente chegar à conclusão, Sr. Rohn, eu consigo entender isso, pequenos erros de conceitos repetidos todos os dias, por seis anos?

Eu estava com meu pai, ele tem oitenta e oito anos de idade, nunca ficou doente e ainda não se aposentou, não muito tempo atrás, meia-noite, a gente se preparando para ir dormir, a gente cavou mais um poço, agora temos mais água, temos mais hectares para plantar, ele está todo animado e era meia-noite, meu pai se preparando para dormir, comendo o que ele chama de lanche da meia-noite, para não ir para a cama com fome, e eu estou olhando ele comendo esse lanche da meia-noite, imagina o que ele tem: uma maça, alguns biscoitos de grãos e um copo de suco de uva, não me surpreendo como meu pai é tão saudável, eu vendo meu pai comendo esse lanche, de repente algo passou pela minha cabeça, eu sei que isso é parte disso, uma maça por dia mantém o médico longe. Boa pergunta para essa inteligente audiência, e se isso for verdade? Você diz Sr. Rohn se isso é verdade então isso é fácil de fazer, então qual é o problema? É fácil não fazer, é fácil não adotar sua própria filosofia. O rapaz se confunde e diz, uma barra de chocolate por dia.. eu digo não, não, você está assistindo muita televisão, não é uma barra de chocolate, você tem que ser mais esperto em filosofia, do que cair na história de uma barra de chocolate por dia, quando é uma maça por dia. Você tem que ser mais inteligente que isso, e se você comete esse tipo de erro em julgamento todos os dias por seis anos, eu te digo isso vai acumular e se tornar um desastre. Às vezes no primeiro ano você diz, eu estou tão saudável hoje que diferença isso vai fazer, você tem que ser um pouco mais inteligente. Não é só porque a tragédia não acontece com a gente no final do primeiro dia, isso não quer dizer que a tragédia não está a caminho. Você precisa ser inteligente o suficiente que você olha no final da estrada e diz: os erros do meu atual julgamento e filosofia, o que isso vai me custar em um ano, seis anos, um mês, seis meses. Eu te digo o dinheiro vai custar, a saúde vai custar e o sucesso vai custar, é tão imenso se você olhar no fim da estrada e dizer os meus erros do meu atual julgamento como uma maça por dia ao invés da barra de chocolate, isso é uma boa ilustração que representa o resto dos meus erros em julgamento? Se isso é, é como eu me achei na idade de vinte e cinco anos.

Eu comecei a trabalhar quando eu tinha 19 anos de idade, eu conheci meu professor que me ajudou a transformar minha vida na idade de 25 anos, 6 anos nesse período, e no final desses seis anos eu tinha apenas centavos na minha carteira, nada no banco, os credores me cobrando, eu estava envergonhado, muito atrasado nas minhas promessas, eu moro na América, um americano de 25 anos de idade, eu tenho uma boa família, todas as razões para se dar bem e eu estava fracassado, agora o que estava fracassado? Eu costumava pensar que a sociedade era a problemática, que o país era o problema, o governo era fracassado, a economia estava bagunçada, os juros eram ridículos. Eu achava que tudo isso era a razão do meu fracasso, mas eu descobri que esses não eram o problema do meu fracasso, eu estava criticando tudo o que eu tinha para trabalhar, o que realmente estava bagunçado era a minha própria filosofia. Meus erros em julgamento na minha própria filosofia de vida trouxeram em seis anos apenas centavos na minha carteira, nada no banco e eu tentando explicar porque eu não estava indo muito bem. Depois que eu entendi tudo isso, eu te trago aqui a fórmula do fracasso que é: erros em julgamento, falhas no desenvolvimento de sua própria filosofia, tenho que te dizer que isso se chama catástrofe acumulada. E não importa que seja sua saúde ou sua conta bancária, e não importa se é o dólar, se o seu dinheiro, se é a sua saúde, tudo o que você tem a fazer é corrigir os erros; e só porque o desastre não vem no fim do primeiro dia que você não come uma maça, você diz eu não comi uma maça hoje e hoje a noite eu não estou doente, você tem que ser um pouco mais inteligente. Agora me deixe te dar o segredo do sucesso, você já sabe a fórmula do fracasso que é: erros no seu julgamento repetidos todos os dias por um mês começa a fraqueza, começa o processo do desastre, imagina o que acontece em seis anos. Voltando para a fórmula do sucesso que é: algumas poucas disciplinas praticadas todos os dias. E você começa um novo processo que se chama uma vida nova com algumas poucas disciplinas praticadas todos os dias.

Posts Relacionados: